A doença arterial obstrutiva periférica se caracteriza pela presença de um bloqueio ou de uma área com estreitamento em uma artéria da perna ou braço. Entre os fatores de risco para a patologia, podemos citar tabagismo, diabetes, hipertensão, colesterol alto, sedentarismo e obesidade. Entenda mais sobre o tema a seguir!

Quais os sintomas da doença arterial obstrutiva periférica? 

Os sintomas da doença arterial obstrutiva periférica começam a se manifestar a partir de 50% de obstrução da artéria e são menos graves quando esse processo ocorre de forma gradual e não súbita. Isso porque há tempo de serem formados novos vasos (neovascularização), para diminuir o prejuízo ao aporte sanguíneo. 

Entre os sintomas da obstrução total repentina, podemos citar:

  • Palidez ou cor azulada no membro;
  • Dormência, formigamento e dor;

O quadro deve ser tratado com emergência, pois em pouco tempo pode ocorrer a paralisia do membro e se passar muito tempo, os tecidos podem morrer, com a necessidade de amputação.

Os sintomas da obstrução gradativa das artérias da perna é a claudicação intermitente, caracterizada por cansaço muscular na perna, cãibra e dor, que começa com o movimento e se alivia com o repouso.

Em caso do suprimento de sangue ser muito reduzido para o pé, os pêlos e unhas podem parar de crescer e a pele pode ficar ressecada, com escamas e fria, com maior risco de infecção e gangrena.

Como é o tratamento da doença arterial obstrutiva periférica?

O tratamento da doença arterial obstrutiva periférica engloba uma série de medidas. Veja abaixo:

  • Controle dos fatores que aumentam o risco da doença (tabagismo, peso elevado, sedentarismo, colesterol alto);
  • Medicações;
  • Angioplastia, procedimento para desobstrução arterial;                                     Intervenção Cirúrgica para confecção de bypass (ponte arterial);
  • Caso haja morte do tecido, é necessária amputação;
  • Exercícios físicos contribuem muito para aliviar a claudicação intermitente.

A Dra. Juliana Daud é cirurgiã vascular e ultrassonografista vascular. Ela pode te ajudar com o diagnóstico e tratamento da doença arterial obstrutiva periférica. Ela conta com ultrassom vascular no consultório, proporcionando um diagnóstico preciso e mantendo uma postura muito cuidadosa. Entre em contato e agende a sua consulta!