Você sabe qual é a Relação entre Varizes e Trombose? Muitas pessoas confundem essas doenças, mas elas têm origens distintas e sintomas diferentes.
No conteúdo de hoje você vai descobrir do que se trata cada um desses problemas e se eles estão relacionados de alguma forma. Tenha uma boa leitura!
O que são as varizes?
As varizes são veias que sofreram dilatação, se tornando distorcidas ou alongadas. A válvula dessas veias deixou de funcionar de forma eficiente, prejudicando o bombeamento do sangue para o coração.
A dilatação das veias pode ser causada por fatores naturais — por fatores genéticos ou à idade avançada, que leva à perda de elasticidade —, por alterações hormonais ou por maus hábitos como o sedentarismo.
Sintomas de varizes
Os sintomas das varizes variam de acordo com a sua profundidade e com a complexidade do quadro. De um modo geral, porém, eles incluem:
- sinais avermelhados ou azulados nas pernas;
- inchaço;
- coceira e/ou ardência;
- sensação de dormência nas pernas;
- sensação de peso nas pernas.
Focamos nos membros inferiores pois são os locais mais propensos a desenvolver varizes. Vale lembrar, porém, que elas podem surgir em qualquer parte do corpo.
O que é a trombose?
A trombose é uma doença na qual se formam coágulos (trombos) nas veias ou artérias. Além de obstruir esses vasos sanguíneos e prejudicar o fluxo de sangue, esses coágulos podem se soltar e afetar outras partes do organismo, causando embolias que podem ser fatais.
A trombose pode ser causada por fatores hereditários, pelo uso prolongado de anticoncepcionais, por ficar muito tempo com as pernas paradas, por traumas e por doenças como o câncer, por exemplo.
Sintomas de trombose
Os principais sintomas de trombose incluem:
- Inchaço da perna;
- vermelhidão;
- dor na perna;
- enrijecimento da musculatura.
Qual a relação entre varizes e trombose?
Como você pode ver, as varizes e a trombose têm origens diferentes. Entre essas duas condições, a trombose se mostra muito mais perigosa, trazendo o risco de problemas que podem levar à morte.
O que muitos não sabem é que as varizes podem favorecer o desenvolvimento de trombose. Isso acontece porque a dilatação das veias prejudica o fluxo sanguíneo e, assim, facilita a formação de coágulos.
Dessa forma, é muito importante ficar atento a esses dois problemas e não deixar de seguir o seu tratamento. Além de evitar riscos mais graves, a saúde vascular faz toda a diferença para o nosso bem-estar e qualidade de vida. Assim, procure um bom profissional e faça o diagnóstico dos seus sintomas!
Qual é o tratamento para varizes e trombose?
O tratamento depende da gravidade de cada situação, podendo ser feito com o uso de medicações, com a adoção de novos hábitos ou mesmo com cirurgia. Tanto nos casos de varizes quanto de trombose, é muito importante mexer as pernas e evitar o sedentarismo — respeitando sempre os limites do paciente.
A atividade física e a movimentação são importantes, inclusive, para prevenir esses quadros. Se você passa muito tempo sentado por causa do seu trabalho, por exemplo, comece a fazer intervalos para se levantar e andar pelo ambiente. Com os cuidados adequados, você evita maiores preocupações com esses problemas.
Agora você já sabe qual é a relação entre varizes e trombose! Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a tirar suas dúvidas e se atentar para a importância da prevenção. O mais importante no tratamento dessas doenças é contar com um bom angiologista, que definirá o melhor tratamento de acordo com suas particularidades.
O que achou do conteúdo de hoje? Se ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma avaliação, não deixe de marcar um horário com a Dra. Juliana!
Leia também: