As Varizes são problemas muito comuns, principalmente entre as mulheres. Elas podem se apresentar de forma branda ou trazer graves complicações para os pacientes, sendo muito importante identificar seus sintomas e buscar o tratamento adequado.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre varizes, suas causas, indícios e intervenções necessárias. Tenha uma boa leitura!
O que são as varizes?
As “VARIZES” são veias dilatadas, que se tornam torcidas ou deformadas. As válvulas dessas veias não funciona de forma eficiente, prejudicando o fluxo de sangue para o coração e trazendo riscos para a qualidade de vida.
Existem vários graus desse problema, como você descobrirá mais à frente. É importante tratar as varizes, de um modo geral, para preservar seu bem-estar e impedir que elas desenvolvam complicações mais graves.
Quais são as causas das varizes?
As causas das varizes podem ser as mais variadas. Os principais fatores de risco incluem:
- a predisposição genética;
- sexo feminino;
- gravidez;
- ficar muito tempo sentado ou em pé;
- o próprio envelhecimento, que leva as veias a perderem elasticidade.
Assim, existem fatores que podem ser evitados, enquanto outros não. A principal forma de prevenir as varizes é praticando atividades físicas, movimentando bem as pernas e mantendo hábitos saudáveis.
Se você trabalha muito tempo sentado, por exemplo, é importante fazer pausas durante o dia para se levantar e caminhar pelo ambiente. Isso favorece a circulação sanguínea e fortalece a estrutura das veias, evitando a sua dilatação.
Quais são os graus de gravidade das varizes?
As varizes se apresentam, na maioria das vezes, nos membros inferiores. Elas podem ter vários níveis de profundidade, assim como vários tamanhos e complexidades.
As varizes mais graves podem deixar a pele seca, causar quadros de dermatite ou deixar a região endurecida. Por fim, existe a úlcera varicosa: uma ferida que costuma aparecer no tornozelo e traz riscos de infecção e trombose venosa profunda.
Como funciona o tratamento das varizes?
O tratamento das varizes depende da sua gravidade, sendo que o diagnóstico é feito com exames clínicos conduzidos pelo profissional. Em algumas situações, basta passar a movimentar mais as pernas e fazer atividades físicas, mas é preciso ser orientado por um angiologista.
Outros cuidados incluem usar a meia de compressão e levantar as pernas quando estiver parado, colocando-as mais altas que a cabeça ao se deitar, por exemplo. Uma boa alimentação também contribui para a qualidade do sangue e facilita o seu fluxo, sendo fundamental para o controle desse quadro.
Os tratamentos médicos incluem o uso de medicação, a escleroterapia e a cirurgia para remover as veias dilatadas. O angiologista é o responsável por avaliar cada situação e determinar o melhor tratamento, então não deixe de buscar a ajuda desse profissional.
Agora você já conhece as principais informações sobre as varizes! Não deixe de tomar os devidos cuidados para preveni-las e prestar atenção aos sinais. Cuide da sua saúde circulatória e promova sua qualidade de vida!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje e que tenha tirado todas as suas dúvidas. Para saber mais sobre varizes ou fazer uma avaliação clínica, não deixe de agendar um horário com a Dra. Juliana!