Ultrassonografia vascular

O equipamento de ultrassonografia vascular emite ondas sonoras na estrutura estudada, promovendo a formação de imagens em tempo real com os ecos gerados no choque entre as ondas e o órgão. A modalidade doppler de ultrassom é voltada para visualizar o fluxo sanguíneo e disfunções nos canais de circulação e na pressão. O procedimento é indicado para avaliar anormalidades como oclusões, estreitamento ou adoecimento de veias e artérias. Saiba quais são os exames realizados pela Dra. Juliana Daud a seguir!

Doppler venoso e arterial dos membros inferiores e superiores

O Doppler venoso e arterial é um procedimento não invasivo que permite avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos venosos e arteriais dos membros. Utilizando ondas sonoras de alta frequência, esse exame é capaz de detectar obstruções, estreitamentos, trombos, varizes e outras anomalias vasculares que possam comprometer a circulação. O Doppler venoso dos membros inferiores indica a presença de coágulos ou trombos nas veias profundas, conhecidos como trombose venosa profunda. Já o Doppler arterial dos membros inferiores é realizado para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que suprem as pernas e os pés, o exame de Doppler arterial pode detectar a presença de placas de gordura (ateromas) nas paredes arteriais, bem como avaliar a gravidade do estreitamento e determinar a necessidade de intervenção médica.

Doppler de artérias carótidas e vertebrais

As artérias carótidas são responsáveis por irrigar o cérebro. Coágulos na região podem desencadear em quadros como o AVC. Já as artérias vertebrais são responsáveis por levar sangue para as outras estruturas da cabeça. O doppler nesses locais permite identificar doenças como aterosclerose e doença arterial vertebrobasilar.

Ultrassonografia vascular (doppler) de artérias renais

As artérias renais irrigam os rins e podem ser muito afetadas pela hipertensão arterial. O doppler pode identificar estenoses das artérias renais e alterações intraparenquimatosas.

Doppler de aorta abdominal e artérias ilíacas

A aorta abdominal irriga os órgãos, enquanto as artérias ilíacas levam sangue à pelve e membros inferiores. Patologias como dissecção arterial, estenose, ateromatose e aneurismas são exemplos de quadros que podem afetar o canal.

Doppler veia cava e veias ilíacas

A veia cava e as veias ilíacas conduzem sangue dos membros inferiores, pelve, abdome e dorso ao coração. Patologias locais estão associadas às varizes e vasinhos ou trombose venosa profunda.

A ultrassonografia vascular é um procedimento seguro e não invasivo, que promove uma excelente visão dos vasos sanguíneos. É um bom método para detectar uma série de doenças que acometem os canais vasculares.

Como é feita a preparação para a ultrassonografia vascular?

A maioria dos tipos de ultrassonografia vascular não exige uma preparação específica. Algumas modalidades, porém, demandam um tempo de jejum antes do procedimento. É o caso, por exemplo, da ultrassonografia de artérias renais, como você verá a seguir.

Quais as instruções para o Pré-Exame?

Para realizar a ultrassonografia vascular, é indicado levar o resultado de exames anteriores (caso você já tenha passado por esse tipo de procedimento no seu tratamento atual). Algumas modalidades demandam jejum antes do exame, verifique no momento do agendamento. É importante conferir com seu médico se há alguma recomendação específica, pois podem haver alterações de acordo com cada caso.

Quais são os usos da ultrassonografia vascular?

O procedimento é indicado para avaliar anormalidades como oclusões, estreitamento ou adoecimento de veias e artérias. Ele é muito utilizado para identificar:

  • coágulos nos vasos sanguíneos das pernas e dos braços, diagnosticando a trombose venosa e arterial;
  • diagnosticar varizes pélvicas;
  • diagnosticar aneurismas e dilatações das artérias;
  • diagnosticar a presença de placa nas artérias. 

De um modo geral, a ultrassonografia pode  ser utilizada para o diagnóstico de todos os problemas vasculares. Além disso, ela é aplicada em outras áreas da medicina, como a cardiologia e a neurologia. 

Por fim, a técnica é utilizada para a realização de procedimento cirúrgicos. O médico pode aplicá-la, por exemplo, para a inserção de cateteres ou a realização de punções.

Como é feito o diagnóstico de condições vasculares?

O diagnóstico é feito a partir do momento em que a onda sonora atinge o órgão ou os vasos sanguíneos, se convertendo em imagens que permitem analisar a aparência dessas estruturas. O médico identifica massas, feridas, malformações e alterações por meio dessa visualização. 

O movimento das células sanguíneas causa uma alteração no tom das ondas sonoras, que são refletidas nas imagens. Assim, obtém-se imagens com cor, que ampliam as possibilidades de diagnóstico.

Como é feito o monitoramento do progresso do tratamento?

Depois do diagnóstico feito com a ultrassonografia vascular, o médico inicia o tratamento mais indicado para as particularidades de cada caso. O exame deve ser repetido periodicamente, portanto, para acompanhar o desenvolvimento do quadro.

Uma das vantagens da ultrassonografia é que ela pode ser feita diversas vezes, sem ter nenhum tipo de risco para o paciente. A frequência da repetição é definida pelo profissional e deve ser respeitada.

Quais os efeitos colaterais da ultrassonografia vascular?

A ultrassonografia vascular não tem efeitos colaterais. Ao contrário de outros exames — como a radiografia —, ela não usa radiação nem outros recursos prejudiciais à saúde.

Quais podem ser as possíveis complicações da ultrassonografia?

A ultrassonografia é um exame muito seguro, que na verdade diminui os riscos de certas operações quando é utilizada. É o caso por exemplo das punções e uso de contraste, feitas para arteriografia e flebografia.

Como você pode ver, a ultrassonografia vascular é um bom método para detectar uma série de doenças que acometem o sistema vascular.

A Dra. Juliana Daud é cirurgiã e ultrassonografista vascular. Ela conta com equipamento de ultrassonografia vascular no próprio consultório, proporcionando conforto e comodidade para o paciente. Dedicada, ela investiga a fundo a sua saúde para prescrever os melhores tratamentos para o seu caso e fornece todos os esclarecimentos que você precisa. Entre em contato e agende a sua consulta!